top of page

Projetos.

Olhando Belém e as ambiências da cidade sensorial e histórica do centro à periferia

Olhando Belém enquanto uma canoa desce o rio

E o curumim assiste da canoa um Boeing riscando o vazio

Eu posso acreditar que ainda dá pra gente viver numa boa

Os rios da minha aldeia são maiores que os de Fernando Pessoa

(Nilson Chaves e Celso Viáfora)

Nosso projeto de pesquisa macro pretende trabalhar a análise sensível  da cidade de Belém, através da identificação de 4 categorias de ambiências específicas. Em desenvolvimento há 20 anos no Laboratório Arquitetura, Subjetividade e Cultura - LASC (PROARQ/UFRJ), as pesquisas em ambiência ainda não haviam sido exploradas abertamente em nosso campo e, menos ainda, na Amazônia (ou Amazônias, como deve ser ressaltado). Assim, o LASSAM é pioneiro em desenvolver pesquisas acadêmicas dentro desta temática e a cada ano agrega mais pesquisadores neste intuito. O projeto macro está organizado nas seguintes sub-linhas:

Ambiências Ribeirinhas

Dentro da região metropolitana de Belém, embora intensamente urbanizada, ainda é bastante presente o modo de viver e habitar ribeirinho. A partir desta contradição inicial do espaço construído, como se constrói as ambiências ribeirinhas destes lugares? Nesta sub-linha procura-se entender as motivações, desafios, semelhanças e particularidades desta forma de configuração urbana.

WhatsApp Image 2024-04-15 at 12.09.47.jpeg

Ambiências do Centro Histórico

Belém do Pará é uma cidade marcada por elementos do passado ainda muito presentes em seu cotidiano. Sejam estes casarios ecléticos, palacetes, teatros ou mesmo praças e fortificações, o Centro Histórico compõe parte essencial da cidade e de sua paisagem. Quem o vivencia? Quem o experiencia? A presente sub-linha busca investigar a experiência com o lugar histórico dentro do dia-a-dia contemporâneo.

image.png

Ambiências de Feiras e Mercados

Entende-se que as feiras e mercados constituem universos próprios e bem definidos, a partir das relações de sociabilidade desenvolvidas entre os sujeitos que ali frequentam e trabalham. Com base nisso, busca-se analisar as particularidades de diferentes configurações destes espaços (incluindo bairros e cidades distintos) de modo a aprofundar a análise destas ambiências.

DSCF8323.jpg

Ambiências de Gastronomia

Em Ambiências de Gastronomia, explora-se o conceito de ambiência multissensorial, cultura, gastronomia, memória e lugar. A sub-linha delineia-se através de incursões na cidade de Belém (PA) e sua relação extremamente íntima com a gastronomia regional e seus espaços.

bottom of page